10 FORMAS DE TRANSPORTE FUTURISTAS PODEREMOS TER - Tornado Hilario

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segunda-feira, 29 de setembro de 2014

10 FORMAS DE TRANSPORTE FUTURISTAS PODEREMOS TER

10 FORMAS DE TRANSPORTE FUTURISTAS 


PODEREMOS TER



Aviões, trens e automóveis podem ter nos carregado para todos os cantos ao longo do século 20, mas já são notícia velha. O transporte do futuro será mais na linha de levitação magnética, jetpacks e tirolesa. Aliás, esse futuro pode estar mais próximo do que você pensa.


10. Hyperloop


Elon Musk é o fundador da Tesla Motors, da SpaceX e do PayPal. Além de projetar um carrototalmente elétrico inovador, fundar uma empresa para reabastecer a Estação Espacial Internacional e inventar um sistema bancário alternativo super bem-sucedido, ele agora quer revolucionar o transporte público. Musk revelou recentemente a sua ideia para um sistema ultrarrápido de transporte de cidade a cidade que poderia levar passageiros de San Francisco a Los Angeles (613 km) em apenas 35 minutos. O Hyperloop é descrito como um tubo de aço elevado contendo cápsulas de alumínio que viajam a velocidades de mais de 1.200 quilômetros por hora transportando carros e pessoas, tudo alimentado por energia solar. Parece a melhor coisa do mundo, mas tem uma desvantagem: o preço. Musk estima que o Hyperloop custaria 70 bilhões de dólares só para começar (cerca de R$ 156 bi). A despesa final poderia ser de US$ 100 bilhões. Os críticos se queixam de que o sistema é muito caro, pouco prático e até muito lento. No entanto, o plano está em ação. A companhia Hyperloop Transportation Technologies projeta a conclusão de um protótipo de Hyperloop para o primeiro trimestre de 2015.

9. Carro radioativo
Mesmo que todo mundo pareça estar com medo de energia nuclear nos dias de hoje, ela pode muito bem ser uma grande parte do nosso futuro. Há pelo menos uma empresa americana que está estudando a ideia de transporte radioativo. Durante anos, a Laser Power Systems (LPS) analisa os benefícios do tório, um elemento em grande parte responsável por gerar o calor no centro da Terra. Enquanto a maioria das nações pesquisa tório para uso em usinas nucleares, a LPS tem um objetivo mais direto: construir um motor de carro alimentado por um único pequeno pedaço desse material radioativo. O motor funcionaria concentrando o calor emitido pelo tório e usando-o para transformar água em vapor, girando uma série de microturbinas e, consequentemente, eletricidade. Tório é incrivelmente denso, o que significa que oito gramas seria capaz de alimentar um carro por mais de 100 anos. Em outras palavras, você nunca mais teria que desembolsar um centavo para gasolina. Esse sim é um futuro que todos esperam.

8. Barco de supercavitação

No mundo da engenharia náutica, nenhuma tecnologia é tão desejada quanto a supercavitação. Supercavitação é um efeito criado quando uma camada de bolhas de gás é formada em torno de um objeto dentro de um líquido (imagine o casco submerso de um barco rodeado por bolhas). Essa camada reduz a fricção em até 900 vezes, permitindo que o objeto (nesse caso, o navio) se mova muito mais rapidamente do que o normal através da água. Claro que um barco desse seria um enorme trunfo para qualquer frota marinha. Além da alta velocidade com pouco combustível, um barco desse seria difícil para qualquer sonar detectar. Ele poderia até superar torpedos. Juliet Marine Systems, uma empresa privada de New Hampshire (EUA), está tentando construir tal navio. Chamado de GHOST, ele deve ser usado para proteção e defesa, em guerras e para evitar ataques piratas a navios comerciais. Também poderia ser uma balsa eficiente, especialmente para deslocar tropas para terras inimigas.

7. Martin Jetpack


Uma das 50 melhores invenções eleitas pela revista Time em 2010, o “primeiro jetpack prático do mundo” é um veículo icônico que finalmente saiu da imaginação dos escritores de ficção científica. Glenn Martin, um neozelandês que trabalhou no mesmo projeto por mais de 30 anos, é quem trouxe o Martin Jetpack para a vida real (e em breve comercial). O transporte individual pode voar de 30 minutos a uma hora com uma velocidade máxima de pouco menos de 74 quilômetros por hora, além de atingir altitudes de 900 metros. O produto deve chegar primeiro para bombeiros e equipes de emergência, já que o Martin Jetpack está sendo desenvolvido para ser utilizado como um veículo de primeiros socorros. Mas não se preocupe: ele deve estar disponível para uso pessoal ainda esse ano, para aqueles que tiverem US$ 200.000 extras para gastar (cerca de R$ 446 mil).

6. Velo-city

Seria ótimo ir de bicicleta para o trabalho todos os dias, mas também seria um grande esforço. Um que em breve pode ficar um pouco mais fácil. Em 2006, a cidade de Toronto revelou planos para um sistema de trânsito de alta velocidade, ultrassilencioso e livre de poluição: uma ciclovia projetada pelo arquiteto Chris Hardwicke. A ideia era construir um tubo com três faixas elevadas para bicicletas e separadas por direção, permitindo uma circulação de ar que criaria um vento de cauda. A eficiência dos ciclistas poderia ser melhorada em até 90%, e eles poderiam atingir velocidades de 50 quilômetros por hora. Velo-city, como o projeto é chamado, também seria ideal para climas frios, já que os ciclistas seriam protegidos dos elementos como chuva e vento. Embora a ideia tenha sido aclamada quando foi proposta pela primeira vez, o projeto foi arquivado por falta de financiamento. Apesar disso, não foi esquecido. Talvez teremos bicicletas voando confortavelmente acima de nossas cabeças em um futuro próximo.

5. Next


Todos nós já ouvimos falar do carro que dirige sozinho do Google. Mas você já ouviu falar do Next? Essencialmente, o designer Tommaso Gecchelin prevê um mundo em que você usará o seu smartphone para chamar uma autocondução para buscá-lo. Você pode entrar no assento configurável de um módulo, e as portas se fecham. Com quatro rodas, o assento permanece na posição vertical, enquanto ao seu redor o módulo se ergue sobre duas rodas para se conectar a um grupo. Um painel é aberto, e de repente você tem a impressão de estar sentado em um ônibus ou um trem. Os módulos podem se separar tão facilmente como se juntam. À medida que você se aproxima de seu destino, o seu módulo desvincula-se sem problemas. É uma ideia fantástica de um “transporte público individual”. Infelizmente, temos um longo caminho a percorrer antes de estarmos prontos para ela. Em seus planos, Gecchelin traça o cronograma de tecnologias que têm de ser desenvolvidas ou aprimoradas para que Next possa ser construído. Isso inclui a produção de nanomateriais baratos, um carro sem motorista comercial, uma bateria de alta capacidade, painéis solares baratos etc. Ao todo, Gecchelin crê que não haverá um protótipo pronto até pelo menos 2025.

4. Kolelinio

Acredite ou não, uma viagem de tirolesa poderá em breve tornar-se realidade com Kolelinio, um conceito apresentado por Martin Angelov na conferência TEDx em Salonica, na Grécia, em 2010. Angelov prevê uma rede de fios que cruza os céus, permitindo que as pessoas viajem de lugar para lugar. A ideia é acabar com estradas caras e veículos poluentes, utilizando Kolelinio para percorrer distâncias sentado em uma cadeira perto do chão em zonas de pedestres e mais alta em áreas com tráfico. Há algumas desvantagens, no entanto. Kolelinio não oferece nenhuma proteção contra o mau tempo, e não é ideal para pessoas com medo de altura. No entanto, é uma ideia inovadora.

3. Skylon

Skylon está sendo apontado como o sucessor do Concorde, o avião que viajou mais rápido do que osom, mas foi aposentado há quase 10 anos. Em 2013, o Reino Unido anunciou planos para gastar mais de 90 milhões de dólares (R$ 200 mi) desenvolvendo o Skylon, um avião superrápido que pode viajar a cinco vezes a velocidade do som e sair da órbita da Terra para ir ao espaço. Seria capaz de decolar de qualquer pista do mundo, e poderia levar 300 passageiros de Londres a Sydney em quatro horas. Ou poderia ser usado para levar uma carga de até 15.000 kg ao espaço, para a Estação Espacial Internacional, por exemplo. Seu desenvolvimento está apenas começando, e há alguns obstáculos formidáveis a serem superados. Além da tecnologia não ser nada simples, US$ 90 milhões é apenas o começo – o custo final pode chegar a mais de um bilhão de dólares. No entanto, muitos cientistas estão otimistas sobre o projeto. Se tudo correr conforme o planejado, um protótipo estará pronto até 2017, com o avião comercial se tornando realidade dois anos mais tarde. Depois disso, acesso ao espaço ou a qualquer lugar do mundo dentro de quatro horas será possível.

2. SCARAB

Este veículo conceito é elegante, aerodinâmico e lembra vagamente uma moto, mas também é fechado, com muito espaço para bagagem, e alimentado por baterias, biocombustível ou uma célula de combustível. Com quatro rodas, você pode dirigi-lo manualmente, mas ele também é capaz de dirigir sozinho em certos caminhos e inclina-se em duas rodas para estacionar com mais facilidade. Também é desmontável. O designer David Miguel Moreira Gonçalves tinha o ambiente urbano em mente quando elaborou este projeto, com o objetivo de criar uma solução para um novo sistema de transporte urbano composto por veículos e infraestrutura sustentável e adaptável. Em outras palavras, ele percebeu que as pessoas preferem veículos pessoais a transporte público, então tentou pensar em algo ambientalmente amigável que ainda podia ser individualizado. Nenhum SCARAB foi construído até agora, mas a esperança é a última que morre.

1. SkyTran


 Tel Aviv, em Israel, é uma cidade vibrante com um grande problema de tráfego. É por isso que estabeleceu o objetivo de conquistar os céus, com um transporte público magnético chamado SkyTran. Ele correrá por faixas de metal de seis metros acima do solo, embora não estará realmente nas faixas: os carros ficam travados abaixo dos trilhos, flutuando quase sem atrito, graças à tecnologia maglev (levitação magnética). Os passageiros poderão usar um aplicativo de smartphone para chamar um carro até a estação mais próxima. Os carros podem funcionar de forma independente. De acordo com o CEO da SkyTran, Jerry Sanders, o bilhete para uma volta vai custar um pouco mais do que um ônibus, mas menos do que uma distância comparável em um táxi. Além disso, uma vez que painéis solares forem instalados, o sistema será de energia neutra. SkyTran será capaz de atingir velocidades de até 241 quilômetros por hora, mas vai rodar mais lento, pelo menos em um primeiro momento, para os passageiros se acostumarem com a ideia.

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