5 RIOS COLORIDOS ESPALHADOS PELO MUNDO
Glaciar Petermann, o azul derretido
A água do Glaciar Petermann, na Groenlândia, vem do derretimento e fusão de milhares de lagoas e forma um rio que flui em uma cor azul intensa, que pode ser vista de perto em uma viagem de caiaque. Petermann possui 70 km de comprimento e pode chegar a 600 metros de profundidade em alguns pontos. Em agosto de 2010, um iceberg gigante com 260 quilômetros quadrados irrompeu da porção flutuante do glaciar, reduzindo sua área e volume por cerca de 25% e 10%, respectivamente.
O dragão azul
Esta fotografia aérea mostra a água incrivelmente azul – reflexo do céu acima – do rio perto de Faro, em Portugal. Essa cor viva e as várias voltas são características de muitos rios, melhor apreciadas a partir de uma grande altura.
Cano Cristales, o rio de cinco cores
Também conhecido como “o rio que fugiu do paraíso” e “o rio mais bonito do mundo”, o Cano Cristales fica perto de La Macarena, na Colômbia, e ostenta cinco cores distintas dentro de suas águas – amarelo, azul, verde, preto, vermelho – que mudam de cor e brilho, dependendo da estação. Ele é melhor observado entre setembro e novembro).
Rio Uvac, verde e curvilíneo
Essa beleza verde da Sérvia fica na Reserva Natural Especial Uvac, nomeadamente Uvac Canyon, também conhecida por ser um habitat de grandes grifos, que podem ter uma envergadura de quase três metros.
Yangtze, o rio vermelho-sangue
Este é o rio Yangtze, muito venerado na China, que trocou de cor de repente um belo dia (mais vividamente perto de Chongqing), devido a areia lavada. No início, causou um susto ecológico, uma vez que foi cogitada a possibilidade de que a cor vermelha fosse causada por produtos químicos.
Outro “rio vermelho” de areia lavada foi flagrado em Madagascar, na baía de Bombetoka, região de Betsiboka:
Nenhum comentário:
Postar um comentário